Ciclo reprodutivo de fêmeas e machos
O Mairi Ianejar Kennel realizará os cruzamentos entre matrizes e padreadores apenas a partir do momento em que ambos estejam plenamente desenvolvidos. Uma fêmea pode entrar no cio a partir do sexto mês de idade, porém ainda não está totalmente desenvolvida fisica e psicologicamente para uma gestação.
Regra geral, no caso da fêmea, o primeiro acasalamento recomenda-se durante o 3º cio, depois de o proprietário se ter assegurado de pelo menos um ciclo reprodutivo normal e completo e a cadela estar plenamente desenvolvida.
Ao contrário da mulher, as cadelas não têm menopausa, apresentando ciclos reprodutivos durante toda a sua vida. Contudo, não se recomenda acasalar animais que tenham superado a idade ideal para reproduzir porque aumenta a probabilidade de problemas durante o parto, existe um maior risco de defeitos congênitos nos cachorros e há uma redução do tamanho da ninhada.
Também não cruzamos nossas matrizes em cios seguidos, pois depois do primeiro parto, o ideal é que a fêmea não tenha mais de uma ninhada por ano, caso contrário também haverá uma tendência a ninhadas menores e filhotes mais fracos, além de gerar fraqueza na própria fêmea.
Quanto aos machos, o ciclo reprodutivo inicia-se entre 6 e 14 meses de idade, porém estão plenamente desenvolvidos após completarem 1 ano de idade. A vida reprodutiva de nossos padreadores iniciar-se-á a partir dos 12 meses de vida.
Não há idade máxima para se acasalar um macho. No entanto, vale lembrar que a partir dos seis ou sete anos de idade o sêmen pode perder qualidade, ou seja, gerar filhotes em menor número e que nascem mortos ou muito fracos. Nas cadelas com mais de sete anos, a mortalidade dos filhotes pode chegar a 40% da ninhada. Com mais de nove anos, a mortalidade chega a 80%. Para se obter melhor resultado, costuma-se acasalar as cadelas até os seis a oito anos de idade e os machos até os oito.